ISO 9001:2008

Para explicar da melhor maneira essa ISO pesquisei em muitos sites e blogs da internet. O que achei com uma linguagem adequada, clara e leve para tratar do tema foi o blog Total Qualidade de  José Ricardo Gonçalves Rigoni, estudante de Engenharia de Produção da UFF. Aqui, exponho o que encontrei relacionado ao nosso universo.
Muito se fala da ISO 9001:2008, mas será que alguém sabe o que ela realmente significa? Até ler seu signifcado eu também não sabia.
ISO: International Organization for standartization (Organização Internacional para Normalização) é uma ONG, fundada em 1947, com sede em Genebra-Suíça e tem a participação de 150 países.
A missão principal é "promover o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas no mundo com vistas a facilitar o comércio internacional de bens e serviços e o desenvolvimento da cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e atividades econômicas".


ISO vem do grego e significa igualdade, homogeneidade e uniformidade.

Com a autorização do Rigoni, do blog Qualidade Total, que eu sigo, vou colocar abaixo as postagens dele sobre a ISO 9001:2008

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 - Saiba mais sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

A ISO 9001 deixou de ser uma norma presente apenas no ambiente das grandes empresas para fazer parte de maioria das organizações industriais e de serviços no Brasil. O setor comercial ainda não percebe de forma acentuada as exigências dessa norma devido as características de seu negócio. Termos como ISO 9001, processos, qualidade, auditoria, requisitos, especificações e não conformidades estão virando rotina no ambiente de trabalho e geralmente os cursos sobre a norma não são muito baratos, a qualidade realmente é um tema caro, e geralmente complexo, pois exige conhecimentos sobre administração, engenharia, estatística e relações humanas. Se você ainda não leu a norma ou não participou de algum curso e está sendo exigido quanto a esse tema, então aproveite esse post para fazer uma introdução a Norma ISO 9001. O objetivo é que você não "fique a ver navios" quando ela for discutida em alguma reunião ou aparecer durante um bate papo informal.
Uma norma de Gestão que nasce no nível estratégico e é disseminada por todos os níveis da organização

A ISO 9001 é uma norma que define requisitos no âmbito da gestão empresarial, ela não define quais devem ser as características do seu produto ou qual o nível de ruído ideal no ambiente de trabalho, por exemplo. São apresentadas exigências na administração com um objetivo principal: gerenciar os requisitos do cliente para que o entendimento e atendimento desses requisitos sejam eficazes. De forma geral a a organização vai precisar levantar os requisitos do cliente, controlar documentos e registros, realizar medições, manter indicadores, propor melhorias no processo, e mais um conjunto de mudanças que vão impactar a forma como a organização é gerenciada. Se uma empresa é administrada atendendo os requisitos da ISO 9001, é bem provável que um profissional que conheça a norma saiba de grande parte das rotinas de trabalho dessa organização, então, ao ser admitido por uma empresa certificada ISO 9001 já vai começar na frente daqueles que não a conhecem.

O grande objetivo da norma é fazer com que as organizações atendam os requisitos do cliente. A idéia é ótima, só existe mercado se existir necessidades, se existem necessidades existem requisitos e para a organização ter sucesso no mercado deve identificar, monitorar e atender os requisitos do cliente.

Até aqui já podemos entender um grande conflito debatido por profissionais da área: a ISO 9001 existe pra dar dinheiro ou burocracia? Ela realmente exige mais procedimentos, controle de documentos e registros, auditorias, manuais, reuniões, pesquisas de satisfação, porém, isso é necessário para que os requisitos do cliente sejam melhor monitorados e atendidos. Se a organização usar essa estratégia corretamente, com certeza vai conseguir mais contratos e reter clientes.

Os oito princípios da ISO 9001

1 - Foco no Cliente;
2 - Liderança entre objetivos comuns;
3 - Envolvimento de todos;
4 - Abordagem de processos;
5 - Considerar o impacto de decisões em outros processos;
6 - Melhoria Contínua;
7 - Decisão baseada em dados;
8 - Benefícios mútuos entre clientes e fornecedores;

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

O SGQ tem por objetivo a melhoria contínua da organização, através do planejamento, controle e ações corretivas e preventivas. A norma está estruturada de acordo com a metodologia do PDCA.
Inicialmente é preciso determinar os requisitos do cliente e depois fornecer conforme o especificado, para isso a organização deve ter um processo de realização do produto com recursos e profissionais competentes. Após o fornecimento do produto a organização deve avaliar a satifação do cliente, e com base nesses resultados implementar as correções no sistema, o resultado é a melhoria contínua.


A família ABNT NBR ISO 9000

ISO 9000:2005 – Sistema de Gestão da Qualidade, Fundamentos e Vocabulário
ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade, Requisitos
ISO 9004:2009 – Sistema de Gestão da Qualidade, Diretrizes para Melhoria de Desempenho

A 9001 é a norma que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, é através da dela que a organização poderá se preparar para uma certificação.

A estrutura da norma ISO 9001:2008

A norma ISO 9001:2008 está agrupada da seguinte forma:

0 - Introdução;
1 - Escopo;
2 - Referência Normativa;
3 - Termos e definições;
4 - Sistema de Gestão da Qualidade;
5 - Responsabilidade da Direção;
6 - Gestão de Recursos;
7 - Realização do Produto;
8 - Medição, análise e melhoria;

Note que a estrutura da norma segue as etapas da metodologia PDCA de melhoria contínua.

Certificação
As empresas podem ainda contratar empresas certificadoras que após uma auditoria de certificação, avaliarão a conformidade ou não do Sistema de Gestão da Qualidade e poderão emitir um certificado de conformidade, em geral válido por 3 anos. Este é o grande objetivo das empresas, seja por diferencial competitivo e marketing, ou por exigência de clientes, o importante é que a empresa tenha em mente que os requisitos existem para trazer benefícios para a organização e seus clientes independente de existir um certificado ou não.

Para mais informações sobre essa norma como detalhamento, uso etc no próprio blog do Qualidade tem uma vídeo-aula que pode ser adquirida por quem quiser se inteirar mais sobre o assunto. Eu pretendo encomendar a minha essa semana ainda.




  http://www.totalqualidade.com.br/

Um comentário:

  1. Na página do Total Qualidade tem um post recente do Rigoni onde ele diz que "Uma das coisas mais gratificantes quando implantamos os SGQ´s (Sistema de Gestão da Qualidade) baseados na norma ISO 9001:2008 é quando percebemos a participação de todos com idéias, sugestões e atitudes."
    Rigoni defende que todos os setores e pessoas de uma empresa estejam envolvidos no processo. Ele acredita que a "Qualidade deve ser total" e para isso devem estar focados "desde as pessoas responsáveis pela limpeza e pelo cafezinho, até a Alta Direção". E não só envolvidos no processo de implantação como na manutenção do SGQ.
    Aqui vão algumas dicas que ele dá para envolvermos todos os colaboradores na implantação:

    1. Apresente para todos na empresa o projeto de certificação na norma ISO 9001, não torne essa proposta algo restrito somente as pessoas da alta e média direção. Assim todos estarão cientes da nova proposta na empresa e poderão contribuir.

    2.Trabalhe com prazos e metas, defina um cronograma desde o estabelecimento dos procedimentos e definição de responsabilidades, até a auditoria de certificação. É muito comum os colaboradores já terem trabalhado em outras empresas que passaram pelo mesmo processo de certificação ou até mesmo em empresas certificadas (são mais de 15 mil empresas certificadas no Brasil), é uma ótima oportunidade para saber: "como eles faziam lá".

    3. Realize uma apresentação sobre a norma ISO 9001, seus princípios, benefícios e requisitos, para todos na empresa, isso promove a interação dos colabores e principalmente o envolvimento de todos em objetivos comuns, serve para deixar claro o que a norma representa e como cada um pode colaborar.

    4. Mapeie os processos da empresa entrevistando as pessoas que executam diretamente as atividades, aproveite este momento para colher oportunidades de melhoria, as pessoas geralmente gostam de falar sobre o seu trabalho e sobre como ele poderia ser melhorado, não perca esta oportunidade também de criar uma relação de confiança com as pessoas que atuam neste e em qualquer outro processo da organização.

    5. Aproveite momentos como, treinamentos, cursos, palestras para solicitar sugestões de melhoria ou até mesmo reclamações para que a organização se acostume ao processo de "falar sobre o que acontece", e "aprender a avaliar oportunidades de melhoria".

    6. Escute, analise e pense em ações para as propostas estabelecidas pelos colaboradores, pois ninguém melhor do que eles para informar como seu trabalho poderia ser feito de forma mais produtiva, isso vai fazê-los mais orgulhosos e realizados por terem colaborado, e vai criar um clima favorável a participação de todos.

    7. Jamais, elabore procedimentos sozinhos, ou copie e cole procedimentos ou ainda estabeleça-os sem apresentá-los e discuti-los com as pessoas que vão utilizá-los. Se as pessoas não participarem de alguma forma de seu consenso e construção, os procedimentos serão documentos inúteis.

    8. A última dica não é do Rigoni e sim minha. Vá agora a página do Total Qualidade e amplie mais seus conhecimentos sobre "Qualidade". http://www.totalqualidade.com.br/

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