quinta-feira, 28 de abril de 2011

O inferno são os outros

Sei que tenho colocado dicas sobre entrevistas de emprego, processos seletivos e entrevistas coletivas, mas hoje quero dividir com vocês uma experiência que tive que é um pouco ilustrativa de como os consumidores vêem os operadores de telemarketing.
Estava na fila do mercado e uma senhorinha estava contando para uma outra senhora seus problemas de saúde e em determinado momento disse a ela que " para completar a mocinha do telemarketing havia ligado na hora em que ela estava organizando a casa" e disse para a operadora que "respeitasse esse momento dela, que ela não estava bem de saúde e mesmo assim ela ligou e por que não havia escolhido outra pessoa para ligar?"
Na hora ri, mas retornei para casa pensando naquela palavra..."escolhido". É isso que as pessoas pensam? Que os operadores ficam lendo vários perfis de clientes e escolhem o que está vivendo seu pior momento para ligar? Óbvio que não. Até porque se pudéssemos escolher só ligaríamos para aqueles clientes que querem receber nossa ligação ou só atenderíamos os que procuram as centrais!
Falta um pouco de marketing sobre o sistema de funcionamento de uma central de atendimento. A maioria das pessoas a quem questionei depois de ouvir essa conversa me disseram desconhecer o "discador" e o "mailing" usado pelo sistema para selecionar as chamadas. Também não são os operadores que escolhem ligar três, quatro, cinco vezes pra casa do cliente, para seu celular ou trabalho. Nem são eles que determinam que o cliente vai receber a ligação às nove horas da manhã justamente naquele dia em que ele não dormiu nada! Até porque se pudessem escolher não ligariam para ninguem a essa hora em um sábado ou feriado.
Mas será que um dia alguém vai se preocupar com isso? Equipes de analistas vão começar a estudar os motivos que levaram os clientes, a mídia e formadores de opinião terem e expressarem publicamente a sua repulsa por tudo que diz respeito ao telemarketing?
Volto a minha pergunta de "posts" anteriores: Vamos fazer diferente?

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